Infecções do trato urinário (ITU) são muito comuns em mulheres com o trato urinário normal. Em média 50 a 80% das mulheres irão apresentar um episódio na vida e 15% delas terão um episódio por ano com recorrência em 20 – 50% delas. ITU de repetição é quando o paciente apresenta mais de três episódios no ano ou pelo menos dois episódios em 6 meses, podendo ser por reinfecção por bactérias diferentes ou recidiva da mesma bactéria.
Geralmente não existe alteração anatômica ou funcional do trato urinário e as infecções ocorrendo pela interação entre a bactéria e o hospedeiro. As bactérias mais frequentes neste problema são habituais no trato gastro intestinal colonizando a região perineal, vaginal e uretral. Em 80 – 85% dos casos causada por Escherichia coli devido a proteínas em sua membrana celular que facilitam a aderência na mucosa da bexiga e outros tecidos.
Fatores de risco do hospedeiro: Atividade sexual, menopausa, uso de espermicida ou cremes que elevem o pH vaginal, diabetes, residual pós miccional, incontinência urinária.
O tratamento é feito com antibióticos guiados por urocultura, com a possibilidade de profilaxia ao menos por 6 meses e na sua utilização no pós coito, quando atividade sexual muito relacionada ao problema. O cramberry possui eficácia por dificultar a adesão das bactérias na mucosa da bexiga. Existe também uma vacina para aumentar a resposta imunológica do paciente como tratamento eficiente.
Consulte um urologista para discussão e orientação sobre esta questão!
Dr. Bruno França de Resende CRM 120227
www.cardiourologia.com.br
dr.bruno@cardiourologia.com.br
CURRÍCULO:
– Formação em Medicina pela USP São Paulo;
– Residência em Cirurgia Geral pela PUC – SP Campus Sorocaba;
– Residência em Urologia pelo Centro Médico de Campinas;
– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
– Membro da Sociedade Americana de Urologia (AUA);
– Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM).
Comentários
Postar um comentário