O desempenho dos alunos da ensino fundamental em matemática aumenta em até 70% com o uso de jogos educacionais. É o que revela recente pesquisa realizada pela Matific, empresa que atua com gamificação em cerca de 250 colégios públicos e privados no País, desde a educação infantil até o sexto ano, com 537 professores do ensino fundamental entre junho, julho e agosto deste ano.
De acordo com a pesquisa, 93,8% dos entrevistados afirmam que o uso das tecnologias educacionais contribui para o aprendizado da matemática. E 69,3% deles avaliam que o desempenho dos alunos na disciplina melhorou de alguma forma com a utilização de tecnologias.
Para 87,5% dos professores, o uso de jogos digitais em salas de aula tira ideia de que a matemática é “chata e difícil” e aumenta o envolvimento dos alunos na disciplina. Segundo a pesquisa da Matific, 64,8% dos entrevistados afirmam que a tecnologia também reduz a ansiedade dos alunos em relação à matéria.
De acordo com o estudo, 87,3% apontam que os jogos digitais melhoram a percepção da disciplina e, para 87,7%, as plataformas mostram que a matemática não é só teórica e tem aplicação prática no dia a dia.
A pesquisa mostra ainda que 98,3% dos professores aceitariam usar mais plataformas tecnológicas para complementar o cronograma de aulas, embora 42,3% afirmem não receber treinamento algum do colégio. Porém, apenas 8% dizem ter dificuldade em utilizar sistemas digitais em salas de aula.
Do total de professores pesquisados, 58,3% atuam na rede pública de ensino, 35,4% são do setor privado e 6,3% dão aulas em ambos.
Melhora no desempenho em matemática com plataformas digitais, segundo professores
- Entre 10% e 20%: 9,3 % das respostas
- Entre 20% e 40%: 25,9 % das respostas
- Entre 50% e 70%: 27,4 % das respostas
- Acima de 70%: 10,8 % das respostas
- Não uso plataformas digitais: 26,6 % das respostas
“Tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, comenta a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil.
“As plataformas de jogos educacionais fornecem dados de desempenho de dos alunos em tempo real, o que permite que ao professor personalizar as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui Ana Paula.
Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br)
A Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
Comentários
Postar um comentário