Empreendedorismo rural, desenvolvimento de lideranças, sucessão familiar e cultura de inovação são os quatro pilares do Programa Empreendedores Sem Fronteiras que está levando 25 jovens brasileiros para a mais conceituada universidade de agronegócio do mundo. O programa é fruto de uma iniciativa da AgroBravo em parceria com a Iowa State University (ISU). As aulas acontecem no campus da ISU, em Ames, nos Estados Unidos.
O programa conta com tradução simultânea em todas as aulas, ministradas por professores da própria ISU e com convidados de importantes empresas e entidades, como a brasileira Dom Cabral, Hertz Farm Management, Chicago Mercantile Exchange (CME), principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo; AgStar, renomada cooperativa americana de serviços financeiros; Praire Crest Capital, além da Kerns & Associates, referência mundial em consultoria de gestão para propriedades rurais. Quem também transmite conhecimento aos estudantes brasileiros, são profissionais da Piper Jaffray, completo banco de investimentos e de serviços financeiros e do Summit Group, grupo de consultoria, auditoria e treinamentos empresariais. Um time de peso que tem a missão de formar novos líderes no agronegócio brasileiro.
Os estudantes foram recebidos pelo CEO do Grupo Summit em sua própria casa. O fundo foi o primeiro a investir na compra de terras brasileiras, no estado do Pará, além de investir US$ 150 milhões na primeira usina de etanol de milho do país, gerando 150 empregos diretos e colocando o estado do Mato Grosso no mapa da produção de etanol de milho, agregando valor ao produto. A fábrica será inaugurada no próximo dia 11 na cidade de Lucas do Rio Verde, com produção prevista para o próximo ano de 200 milhões de litros e, 400 milhões, até o ano de 2025, colocando o estado mato-grossense no mapa da produção de etanol e milho.
O cronograma envolve uma visita à fábrica de pulverizadores e colhedoras de algodão da John Deere em Des Moines, além de turismo e lazer em Chicago, subindo a Willis Tower até o Skydeck, no 103º andar com uma vista deslumbrante da cidade. Quem decidiu fazer parte desta primeira turma do Programa Empreendedores Sem Fronteiras volta para o Brasil cheio de histórias e conhecimento. “Pensei em fazer o curso, pois adorei a programação! As aulas trazem assuntos que não costumamos ‘estudar’ no nosso dia a dia. A semana foi muito bacana e trouxe pautas como sucessão familiar, governança e família dentro da organização. Conhecemos o casal Kern, com quem passamos momentos de muita reflexão e descontração”, conta Estela Gavinho, gerente de marketing da Concessionária John Deere, Iguaçu Máquinas.
O grupo retornou ao Brasil na sexta-feira (28), mas o programa não termina aí! Para 2018, já está sendo preparada uma segunda etapa do curso na Europa. “Nosso principal objetivo é fornecer à nova geração de agricultores brasileiros informações valiosas sobre o mercado agrícola mundial através do uso de ferramentas que auxiliem na gestão da propriedade e incentivar iniciativas empreendedoras, tais como se preparem para receber investimentos internacionais nos próximos anos”, declara o diretor da AgroBravo, Julio Bravo.
A universidade
A Universidade Estatal de Iowa é uma universidade pública americana localizada em Ames, no estado de Iowa e é reconhecida mundialmente. A instituição foi fundada em 1858 e possui aproximadamente 35 mil alunos. A ISU, como é conhecida, é uma das universidades mais importantes em estudos relacionados à agricultura, sobretudo quando relacionado à soja e milho.
A AgroBravo
Empresa que conecta pessoas do mundo inteiro através de viagens técnicas que agregam aprendizado e lazer, criando laços duradouros entre os que embarcam nos roteiros especiais que exploram o cenário agrícola mundial. São produtores rurais, engenheiros agrônomos, estudantes, técnicos e outros profissionais que têm sede de conhecimento. Em três anos, a AgroBravo já movimentou mais de 2 mil produtores rurais de dentro e fora do Brasil. Como a AgroBravo está em constante expansão, a empresa entende a importância de potencializar jovens produtores através do Programa Empreendedores sem Fronteiras para que assumam as rédeas de suas próprias vidas e, principalmente, das propriedades rurais que sucederão.
Comentários
Postar um comentário