Resultado de uma parceria das organizações Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA) e Bem-Te-Vi Diversidade com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e as produtoras Cinedelia e O2 Filmes, a canção ganhou vida graças ao trabalho de mais de 25 artistas. Eles doaram seu talento para apoiar os direitos indígenas, em especial a garantia do território, que é vital para a sobrevivência física e cultural desses povos.
Com mais de 100 versos divididos em 21 partes, a canção está sendo lançada com um videoclipe do diretor André D´Elia, no dia 24 de abril, como parte da Semana de Mobilização Nacional Indígena, em Brasília.
Com um texto belo e contundente, a música traduz poeticamente os principais aspectos da questão indígena no Brasil, conectando-a com a importância da proteção das florestas. Como afirma Rennó, “a canção parte de um espírito solidário em relação a esses povos que muitas vezes são tão ignorados por parte da nossa sociedade para expressar as implicações disso para o restante da humanidade e para o mundo”.
Para Gilberto Gil, “Demarcação já” é um chamamento, “é um grito de luta”, diz o músico. Um grito que ocorre no momento em que os direitos indígenas estão sendo atacados na forma de projetos de lei em tramitação no Congresso e medidas administrativas que propõem dificultar as regras para a demarcação de terras indígenas.
A demora na demarcação não só deixa territórios de florestas vulneráveis à invasão de grileiros, madeireiros e garimpeiros, como também acirra conflitos, colocando os povos indígenas em perigo, como ocorre com os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.
Artistas que fazem parte do projeto: - Arnaldo Antunes
- Céu
- Chico César
- Criolo
- Djuena Tikuna
- Dona Onete
- Elza Soares
- Felipe Cordeiro
- Gilberto Gil
- Lenine
- Letícia Sabatella
- Lira
- Margareth Menezes
- Maria Bethânia
- Marlui Miranda
- Nando Reis
- Ney Matogrosso
- Russo Passapusso (Baiana System)
- Tetê Espíndola
- Zeca Pagodinho
- Zé Celso Martinez Correia
- Zélia Duncan
- Zeca Baleiro
Músicos:
- Diego Janatã
- Edgard Scandurra
- Gledson Meira
- Helinho Medeiros
- Jaques Morelenbaum
- Roberto Barreto
- Xisto Medeiros
Participações especiais:
Ailton Krenak André Vallias Eduardo Viveiros de Castro |
Comentários
Postar um comentário