A declaração do Imposto de Renda 2017 começa no dia 2 de março e vai até 28 de abril. A Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações. Veja o que muda no IR 2017.
Uma das novidades da versão deste ano é a possibilidade de recuperação de nomes. Uma vez preenchido um CPF ou CNPJ pelo contribuinte na aba de despesas médicas, por exemplo, o programa vai completar os dados automaticamente. O programa poderá recuperar dados deste ano e do ano passado.
QUEM DECLARA
Estão obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda aqueles que, no ano de 2016, receberam rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 e aqueles com rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil.
DEPENDENTES
Será obrigatório apresentar o CPF de dependentes com 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016. No ano passado, o limite era de 14 anos.
AUTÔNOMOS
A exemplo de médicos, advogados e demais profissionais da saúde, os corretores de imóveis também terão que informar o CPF de seus clientes a partir do ano que vem.
CALENDÁRIO
As restituições começam a ser pagas pela Receita Federal a partir de junho.
Calendário de Restituições
- 1º lote 16 de junho
- 2º lote 17 de julho
- 3º lote 15 de agosto
- 4º lote 15 de setembro
- 5º lote 16 de outubro
- 6º lote 16 de novembro
- 7º lote 15 de dezembro
IDOSOS TÊM PREFERÊNCIA
Quem preencher e entregar a declaração mais cedo deve receber a restituição do imposto de renda antes, pois a Receita prioriza a ordem de entrega. Também há preferência para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de necessidades especiais e contribuintes com doenças graves.
Fonte:MSN.com
Comentários
Postar um comentário