Não há segredo nem fórmula mágica para manter a saúde irretocável por toda vida, mas algumas escolhas podem colaborar para tornar cada período mais agradável. Uma delas é manter bons hábitos alimentares, consumindo legumes, verduras e grãos integrais regularmente; e aproveitando para incluir no cardápio outras novas e saborosas opções como o salmão.
O pescado é reconhecido como um alimento completo por ser rico em gorduras boas, vitaminas e nutrientes essenciais para compor uma dieta equilibrada em todas as fases da vida:
Com alta concentração de Ômega-3, o salmão contribui com a saúde dos bebês porque ajuda a promover a formação dos olhos e do sistema nervoso do feto.
Na adolescência e juventude, a vitamina B12, presente no pescado, torna-se excelente para manter a concentração e a atenção em alta e incentivar o melhor período de aprendizado do cérebro.
Para a fase entre os 20 e os 30 anos, uma dose extra de vitamina E no pescado auxilia na criação de colágeno no corpo, proteína que auxilia no combate à flacidez e torna a pele mais firme e viçosa. Além disto, o Ômega-3 também atua como estimulante natural da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, regular o sono e aliviar dores.
Naquele período a partir dos 40 anos, em que as taxas de colesterol e pressão arterial tendem a subir, o salmão pode ser ótimo, já que conta com uma boa dose de potássio, mineral fundamental para a função cardíaca e que também ajuda a reduzir a pressão a níveis adequados.
Dos 50 anos para cima, os cuidados com o coração são ainda mais exigentes e para ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o Ômega-3 é um aliado de primeira. Além disto, esta fase da melhor idade pode acarretar na redução e no enfraquecimento dos músculos, o que também pode ser amenizado com a presença do potássio na alimentação, que beneficia a saúde muscular e fortalece o sistema imunológico.
“Cada vez mais, buscamos opções que sejam saudáveis, mas sem ter de perder o prazer de uma refeição saborosa em família. Isto é mais fácil do que imaginamos, porque hoje podemos contar com alimentos como o salmão, altamente nutritivo e muito saboroso. Um prato cheio para todos”, comenta Melanie Whatmore, da Salmón de Chile, associação que promove o consumo do salmão chileno no Brasil.
Para deixar toda a família feliz e saudável, aprenda uma das receitas que irão levar mais cor e sabor aos queridos com a Salmón de Chile!
SALADA FRESCA DE SALMÓN DE CHILE
(Rendimento: 4 pessoas)
Ingredientes:
1 abacaxi maduro, descascado e cortado em cubos pequenos de 2 cm.
1 abacaxi maduro, descascado e cortado em cubos pequenos de 2 cm.
400 gramas de salmão chileno sem pele
½ xícara de molho de soja
4 colheres de sopa de cebolinha picada
½ xícara de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
5 xícaras de vários tipos de alface
250 gramas de palmito em rodelas
250 gramas de tomates cereja
4 colheres de sopa de castanha de caju
Para o molho
½ xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de mostarda forte tipo Dijon
2 colheres de suco de limão
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
um pouco de sal e pimenta moída
Modo de Preparo:
Cortar o salmão sem pele em tiras compridas de 5 cm e de uns 2 cm de largura.
Em uma travessa ampla, misturar o suco de limão e o molho de soja, e marinar os pedaços de salmão. Refrigerar por 20 minutos.
Enquanto isso, preparar a salada.
Em uma travessa de salada grande, colocar as folhas verdes com o abacaxi, palmitos e tomates cereja cortados pela metade (ou inteiros, se forem muito pequenos).
Depois, colocar os pedaços de salmão e salpicar com cebolinha picada, reservar em um prato.
Aquecer o azeite de oliva em uma grelha ou frigideira grande.
Grelhar o salmão por 2 minutos até que esteja macio e suculento, retirar do fogo e organizar os pedacinhos sobre a salada.
Salpicar com as castanhas de caju e, finalmente, temperar com a vinagrete de mostarda.
Servir de imediato.
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores.
Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.
Informações à imprensa: CH2A Comunicação
Diretora: Alessandra Battochio Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenadora: Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br
Atendimento: Débora Rodrigues – atendimento2@ch2a.com.br
Tel.: +55 11 3253.7052 | +55 11 9 9239 0569
Comentários
Postar um comentário