Noite do Vinho dos Mortos mistura tradição e sabores na Quinta do Olivardo



A Quinta do Olivardo oferece neste sábado, 17/12, uma viagem à uma das histórias mais inusitadas do folclore português: a tradicional noite do Vinho dos Mortos, uma das histórias mais inusitadas do folclore português. Uma noite recheada de tradições, música e mistério.

A partir das 20h, os visitantes serão convidados para participar do enterro e desenterro das garrafas de vinho e degustar desta bebida cheia de mistérios. A bebida, recheada de história tem seu surgimento atrelado a invasão das tropas francesas a Portugal, em meio a Guerra Peninsular, em 1807. As tropas francesas invadiram os vilarejos de Trás-os-Montes e Beira Alta, em Portugal.

Os moradores, para evitar os saques das suas produções de vinho, enterraram suas garrafas em meio às videiras, pastagens, plantações e no solo das adegas. Ao término das batalhas, as famílias voltaram para suas casas e desenterraram a produção de vinho, imaginando que a mesma estivesse estragada.

Entretanto, para surpresa de todos, a bebida estava ainda mais saborosa. O enterro das garrafas deixou a bebida à exposição em um ambiente perfeito: sobre temperatura constate e escuridão, contribuindo com a maturação da bebida.

Para dar mais vida a esta rica história, a Quinta do Olivardo recria esta tradição. A casa recebe uma iluminação especial, preparada com velas e tochas, para deixar o clima ainda mais misterioso.

O público que chega a casa recebe uma garrafa numerada e é encaminhado até os caminhos das videiras para enterrar a seu vinho. As covas são abertas e cada visitante faz o enterro da sua garrafa, para voltar em seis meses para degustar a sua bebida.

O visitante que já possui uma garrafa enterrada poderá ajudar no desenterro para então, degustar a sua bebida. Mas se engana quem pensa que apenas os visitantes que já possuem o vinho maturado poderão degustar a iguaria. A casa separa uma parte das garrafas enterradas para o público consumir durante o ritual.

Após o enterro e desenterro das garrafas, o público retorna ao restaurante para jantar, com os melhores pratos da culinária portuguesa da região. São diversos pratos preparados com os melhores bacalhaus, seguindo as tradicionais receitas portuguesas, com destaque ao Bacalhau a Lagareiro.

Além do peixe, a casa também se destaca pelas premiadas Espetadas Madeirenses, o Leitão à Bairrada e os deliciosos bolinhos de bacalhau.

E por falar em bolinho de bacalhau, a casa inovou com uma nova versão da receita, que ganhou recheio do tradicional queijo da Serra da Estrela.

Os doces portugueses são outra atração à parte. A casa recebe turistas de várias regiões do país em busca dos tradicionais Pastéis de Nata, Pastéis de Santa Clara, Rabanada, entre outras delícias.

Para encerrar a noite, a animação do jantar será de responsabilidade da fadista Ciça Marinho, que interpretará os principais fados portugueses.

Sobre a Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo. Nesse guia, os comentários escritos pelos próprios frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos do setor na região.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Fonte: Camila Pedroso – camila@os2comunicacao.com.br

Comentários