Exame preventivo é a melhor estratégia no combate ao câncer de mama

Os cuidados que a própria mulher deve ter, em seu dia a dia, como ter hábitos saudáveis, observar seu corpo e fazer exames de rotina, são a principal arma contra o câncer de mama. Esta atenção ao próprio corpo faz com que 65% das mulheres identifiquem o câncer casualmente e, muitas vezes, a doença pode estar em estágio inicial, aumentando a chance de cura. Somente em 2016, estima-se que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil. Por este motivo, a campanha do Outubro Rosa incentiva os exames preventivos para a realização do diagnóstico precoce.

Exames de toque e a mamografia são indicados como as principais formas de detecção para o câncer de mama, sendo indispensáveis para as mulheres com mais de 40 anos. Entretanto, todas as mulheres independentemente da idade devem estar atentas ao risco de desenvolverem a doença. “Existem casos de mulheres jovens com câncer, então todas devem estar atentas aos sinais. Para esta faixa etária, a ecografia da mama e o exame de toque podem ser uma opção”, afirma a médica hematologista, Dra. Jerusa Miqueloto, do Laboratório Frischmann Aisengart.

Os exames laboratoriais e de imagem periódicos também auxiliam este monitoramento. “Todos os anos a mulher deve fazer exames para identificar possíveis problemas em seu corpo. Um hemograma, por exemplo, pode indicar alguma alteração e iniciar uma investigação que leve ao diagnóstico de câncer”, explica a médica.

Além dos métodos tradicionais de detecção, outras ações como o cuidado com a alimentação, a prática de exercícios físicos e o controle do peso corporal também são importantes para a prevenção e, se necessário, o tratamento do câncer. “Se a mulher tem hábitos saudáveis ela diminui os riscos do desenvolvimento do câncer em até 60% e responde melhor ao tratamento”, reforça.

Sobre o Laboratório Frischmann Aisengart:

O Laboratório Frischmann Aisengart tem uma história de mais de 70 anos como referência na medicina diagnóstica, contando com mais de 600 colaboradores, 35 unidades de atendimento no estado, realizando em torno de três mil tipos de exames de análises clínicas. Além disso, oferece soluções diferenciadas e alto padrão de atendimento, contando também com o serviço de vacinas. Confira mais informações sobre a empresa no site www.labfa.com.br

Fonte: Isadora Nicastro - redacao7@lidemultimidia.com.br

Comentários